Carrefour transforma unidades de atacarejo Maxxi em Atacadão

O Carrefour Brasil revelou na última sexta-feira (2) a conclusão das primeiras quatro conversões de lojas do atacarejo Maxxi para a bandeira Atacadão. Essas unidades fazem parte de um conjunto de 124 estabelecimentos adquiridos do Grupo Big (antigo Walmart), que passarão por essa transformação de marcas ao longo de um período de dois anos, a um custo total de R$ 2,1 bilhões.
Entretanto, essa mudança de identidade de um atacarejo para outro se mostra como uma das reformas mais econômicas. Em média, o investimento gira em torno de R$ 10 milhões, e a projeção é que o faturamento por metro quadrado aumente de R$ 23 mil para R$ 35 mil.
No cenário competitivo, o Assaí, principal concorrente do Atacadão, também está em processo de modernização de suas lojas, incluindo a inauguração das primeiras conversões de lojas do Extra.

Stephane Maquaire, CEO do Carrefour Brasil, destaca que a transformação não se limitou à mera substituição da cor vermelha pela laranja na fachada das lojas. A reestruturação engloba uma abordagem de custos otimizada, com corredores mais amplos, disponibilização de Wi-Fi para os clientes, bem como a implementação de facilidades, como balanças nas proximidades dos caixas para reduzir filas na área de produtos frescos e a opção de pagamento via Pix.
Além disso, a oferta de produtos será ampliada nas lojas convertidas, indo de cerca de 6 mil itens do antigo Maxxi para cerca de 10 mil produtos no novo Atacadão. Essa estratégia se assemelha ao que o Assaí já realizou, incluindo a introdução de uma seção de vinhos nas suas lojas.
Vale ressaltar que essas melhorias não implicam em alterações estruturais significativas, permitindo que as lojas permaneçam abertas durante a maior parte do processo de conversão. A companhia anunciou em junho que as trocas de bandeiras requeriam apenas três dias de fechamento.

Maquaire ressalta que, embora os aprimoramentos nos serviços oferecidos nos atacarejos resultem em um aumento nos custos operacionais das lojas, o crescimento projetado nas vendas tem o potencial de compensar esses custos.
No total, o Carrefour herdou 58 atacarejos do Grupo Big. Nessa primeira etapa, 38 dessas unidades serão convertidas para a bandeira Atacadão.
Em relação à possibilidade de converter também suas lojas de hipermercados Carrefour para o “modelo vencedor do Atacadão”, Maquaire afirma que a empresa está atenta a essas oportunidades, mas que, no momento, o foco está na realização das conversões das lojas adquiridas.